Muito além da roupa suja

Alcatraz Island e Tenement Museum

Dois dos passeios mais legais que fiz nessa viagem foram a visita a Alcatraz, em San Francisco, e o Tenement Museum, em Nova York. Resolvi falar desses dois no mesmo post porque lembrei muito do museu quando estive em Alcatraz. Apesar de totalmente diferentes, eles tem uma vibe parecida no conceito, então eu associei.
Os dois lugares necessitam de compra antecipada dos ingressos, pois o número de visitantes em cada horário é limitado. O esquema é aquele de Will Call; você compra na internet e depois retira os ingressos na bilheteria, basta levar o comprovante e identidade. O audio-tour de Alcatraz tem opção em Português; já o Tenement Museum só tem tours em inglês, mas acho que com um inglês intermediário já dá pra entender o que aconteceu com cada família.

IMG_3114

A ilha de Alcatraz é um parque nacional que atrai muitos visitantes porque foi uma penitenciária federal de segurança máxima entre 1934 e 1963, quando foi desativada. Acho que seu prisioneiro mais famoso foi o Al Capone, que morreu lá mesmo, de neurossífilis, em 1947.
Logo que você desembarca na ilha, um guia vai mostrando algumas coisas e contando histórias sobre os prisioneiros enquanto leva seu grupo até o prédio principal, onde você pega o fone de ouvido para o audio-tour. O mais legal é que, além das explicações, o tour inclui depoimentos de ex-prisioneiros e ex-funcionários. Fica a dica de verificar a bateria quando pegar o equipamento, o meu tour morreu um pouquinho antes do final; tive que ficar colando no meu pai pra conseguir escutar o dele.

alcatrazSan Francisco vista de AlcatrazEu fiz o tour noturno e recomendo demais! Não tem nada de misterioso e assustador. Não é Noites do Terror do Playcenter, gente. Mas o tour noturno te oferece muito mais!
Além do audio-tour, que é disponível também em Português, à noite tem programações e apresentações especiais. Eu, por exemplo, visitei o hospital da prisão. Essa parte não tem no audio-tour, fica aberta só à noite. O preço é um pouco mais alto, mas eu garanto que essa diferença de 7 dólares se paga quando você vê o pôr-do-Sol na ilha e a cidade toda iluminada à noite. Lindo, lindo, lindo! Se eu soubesse tirar foto, renderia umas boas oportunidades! Rs

tenement museum

O Tenement Museum foi o passeio que mais gostei em Nova York! É um prédio de 5 andares que foi construído no Lower East Side no século XIX e, entre 1963 e 1935 abrigou milhares de família de imigrantes. A idéia de terem feito esse museu é muito boa! Parte do prédio foi restaurada e houve uma intensa pesquisa sobre as pessoas que moraram neste lugar e suas histórias. As visitas são guiadas e levam em torno de uma hora. Eu fiz o tour chamado Hard Times: visitei o apartamento de uma família italiana que morou no prédio na época da crise de 1929 e uma família alemã que passou por dificuldades durante uma crise econômica em meados do século XIX.
Aí a guia tava falando que o desemprego era muito alto e o marido sumiu. Perguntou se alguém tinha alguma idéia de como a esposa abandonada faz para sustentar a família. Eu, sem filtro, logo falei que achava que ela tinha virado prostituta. Na hora, me pareceu a única saída pra tal da Nathalie, coitada. Genteeeee… povo começou a sugerir dela ser babá, cozinheira, faxineira, mil coisas! E no final, a moça tinha era virado costureira!

E eu, cada dia mais aprendo um pouquinho sobre mim…

 

Vai viajar? Pesquise no Booking mais de 440.000 opções de hospedagem no mundo todo!

 

7 Respostas para Alcatraz Island e Tenement Museum

Deixe um Comentário