Muito além da roupa suja

Hospedagem dentro da Disney

Ordem básica no planejamento de uma viagem, após a compra das passagens, é hora de procurar hotel. São muitas as opções de hospedagem dentro da Disney e, quem vai para Orlando, principalmente pela primeira vez, logo se depara com a dúvida: será melhor ficar dentro do Resort?

Eu, como sempre, não pretendo responder essa pergunta pra ninguém. Morro de medo de respostas absolutas! Mas prometo colocar nesse post toda a informação que você precisa para encontrar sua própria resposta. Afinal, como em todos os outros aspectos da viagem, tudo depende do que você procura.

hospedagem dentro da disney
O africaníssimo Animal Kingdom Lodge fica no meio da “savana” e abriga alguns dos melhores restaurantes de toda a Disney.

Visão geral

Dentro da Disney existem classes diferentes de hotéis. A maioria é propriedade da Disney e operado por ela (por exemplo, Pop Century, Port Orleans, Contemporary e etc); o Swan e o Dolphin pertencem à Disney, mas não são operados por ela; e outros hotéis espalhados pelo resort, que estão dentro da Disney, mas não pertencem a ela.

Eu vou tratar aqui dos hotéis que pertencem e são operados pela Disney, pois são os mais procurados pelos brasileiros e também porque todos os pontos abordados no post se aplicam a eles. Caso seu hotel seja um dos “outros”, pode perguntar nos comentários.

São mais de 20 opções de hospedagem oferecidas pela Disney. A variedade é imensa, de flats a camping. Algumas opções são exclusivas para membros do Disney Vacation Club e também o hotel Shades of Green é exclusivo para militares, mas também não vamos tratar deles aqui. A classificação dos hotéis é feita pelo preço e existem 3 categorias básicas: Value, Moderate e Deluxe. A categoria value é a mais barata e, lógico, os hotéis deluxe são de luxo.

Os quartos Value são bem básicos, naquele esquema de motel americano (que são super de família, viu?): duas camas duplas, banheiro e TV. Basicamente isso. Conforme você se dispõe a pagar mais, você ganha frigobar, um espacinho a mais no quarto, um restaurante chiquetoso (mas cujo valor da conta não está incluso na diária), uma zebra passeando na sua janela…

Momento vida real: não se esqueçam que a Disney é uma empresa que precisa lucrar. Então é importante para eles que você fique o máximo de tempo dentro do resort gastando os seus dólares.

grand_flor
Grand Floridian é como Val Marchiori: rhyco, mas cafoninha.

Benefícios

Na minha opinião, o maior benefício de se hospedar na Disney é o “estar na Disney”. Eu, particularmente, gosto de tudo que é temático. Então, adoro viajar no tema de cada hotel e prestar atenção em todos os detalhes das decorações. Outra coisa que eu acho super importante é o atendimento excelente que você vai ter 100% do tempo se hospedando em um hotel Disney. Eu gostaria de dizer que também é muito bom ir todos os dias nas lojas de souvenirs enormes que tem dentro dos hotéis, mas eu sei que os pais nem sempre acham isso um benefício (o meu nunca achou). Esses são os motivos que me fazem querer ficar dentro da Disney, mas não são o suficiente para eu me hospedar lá em todas as viagens.

Vantagens alegadas pela Disney, e meus comentários:

  • Disney Dining Plan – você pode incluir suas refeições no pacote e já pagar tudo de uma vez. Se vale a pena ou não, esse é assunto de outro post.
  • Extra Magical Hours – Todos os dias um dos parques abre mais cedo ou fecha mais tarde para os hóspedes da Disney. Pra mim, isso significa que estes parques estarão mais cheios. Não dá pra aproveitar tanto assim as atrações que ficam abertas, a única exceção é o Magic Kingdom, quando fecha depois da meia-noite.
  • Transporte gratuito para os parques – São centenas de ônibus que conectam os hotéis, parques e Downtown Disney. Em alguns casos, pode ser o fator decisivo entre alugar ou não um carro. Eu particularmente não tenho muita paciência com esses ônibus, acho que demoram demais, então sempre prefiro ir de carro. Mas, para ir ao Magic Kingdon, realmente vale a pena pois você estacionaria o carro no TTC (Ticket and Transportation Center) sendo que o ônibus da Disney te deixa na porta do parque!
  • Estacionamento gratuito – Esse benefício é bem bom! Principalmente se você é como eu e prefere ir de carro para os parques. São uns belos 15 dólares diários que você economiza!
  • Translado de/para aeroporto – O Disney’s Magical Express é, na minha opinião, um excelente benefício! Trata-se de um ônibus gratuito que leva você do aeroporto direto para o hotel. Você pode reservar com antecedência, recebendo os vouchers na sua casa e, caso seu vôo tenha feito escala nos EUA (ou seja, você não fez imigração e alfândega em Orlando), não precisa nem se preocupar em retirar a bagagem da esteira! O mais legal é que mesmo que você não tenha reservado o DME, você pode chegar lá no balcão com o seu comprovante de reserva em um hotel Disney e eles te dão a carona mesmo assim!
  • Essa vantagem não é exatamente alegada pela Disney, mas é um fato. Em dias de parques muito lotados (Natal, Ano Novo, Ação de Graças), os hóspedes da Disney são os últimos a serem recusados nas catracas. Isso só ocorre se a lotação estiver no limite mesmo e, se for esse o caso, você será mais feliz do lado de fora mesmo, hehe.

Desvantagens que a Disney não conta:

  • A rede hoteleira de Orlando é imensa e não costuma ser cara. Do lado de fora do portão roxo, você encontrará hotéis que te oferecem muito mais conforto pelo mesmo preço cobrado pela Disney. Coisas como microondas e frigobar no quarto e café da manhã incluso podem fazer MUITA diferença no orçamento de uma família de 4 pessoas que pretende ficar 10 dias em Orlando. Na praça de alimentação dos hotéis da Disney, um café da manhã para um adulto sai perto de 10 dólares.
  • Stacey (a partir de 1:30)


Uma prática bastante comum é a estadia dividida, metade dentro e metade fora da Disney. Eu já fiz isso e não gostei. Primeiro porque faz parte do meu estilo de viagem sempre intercalar os parques Disney, com dias de descanso (aka compras) e com outros parques. Então, pra mim não vale aquela de só ir nos parques da Disney quando eu estiver no hotel da Disney. Outro ponto é que eu acho meio frustrante sair do hotel Disney para o não-Disney, por melhor que seja o hotel (e, geralmente, é melhor) o clima não é o mesmo. Por último, não se enganem, essa brincadeira de mudar de hotel não é rapidinha e vocês dificilmenet conseguirão encaixar qualquer outra programação nesse dia. E eu acho dispensável perder dias de viagem trocando de hotel. Mas cada um é cada um…

Para decidir se vale a pena ou não se hospedar dentro da Disney você vai precisar avaliar seu roteiro (irão a muitos parques da Disney?), seu grupo (É um grupo muito grande? Alguma restrição alimentar? Precisa esquentar mamadeira no quarto?), o estilo de viagem de vocês e, principalmente, a verba que vocês estão dispostos a investir em hotel. Pesar estes prós e contras é algo que a humilde blogueira não pode fazer por vocês. Para todo o resto, soltem o verbo na caixa de comentários.

 

DICAS

–  Tudo o que você comprar nos parques ou em Downtown Disney pode ser entregue diretamente no seu hotel Disney (incluindo também Swan, Dolphin e Shades of Green). Basta pedir resort delivery na hora de pagar e as compras estarão no dia seguinte na gift shop do hotel. Obs: Como demora um pouco para as compras serem entregues, você não pode pedir Resort Delivery se for fazer o check-out no dia seguinte.

– Não estar em um hotel da Disney não te impede de visitá-los ou de ir aos restaurantes. Esse é um bom passeio para quando quiserem um dia tranquilo, descansando dos parques. 

 – Não deixe de checar o site da Disney para ofertas especiais. Dependendo da época, os descontos para o quarto giram em torno de 30%. Uma bela economia!

 

Vai para Orlando? Pesquise no Booking mais de 490 opções de hospedagem pertinho dos parques!

 

18 Respostas para Hospedagem dentro da Disney

  1. Ouvi falar que agora os hoteis value vão ter frigobar, mas não achei ninguém pra comprovar isso até agora, nem sei se teve aumento na diária pra cobrir o valor dele sem ninguém perceber.

    • Ia ser uma boa essa, Ju! A Disney está finalmente entendendo o contexto em que está inserida, que não dá pra segurar guest só com shampoo de mickey. O primeiro sinal disso foi finalmente liberarem Wi-fi ilimitado nos parques e hotéis.
      Se essa história de frigobar é verdade, não sei, vou até perguntar para uns amigos que estão lá. Mas é complicado falar de Disney, porque tudo é sempre muito cercado de rumores!

      Beijos!

    • Eu também gosto bastante! Mesmo preferindo usar carro e não indo nas EMH, hehe.
      Na verdade, sempre que ficamos fora da Disney é porque algum fator totalmente outro que influenciou.;)

  2. Monica, help! Você já precisou fazer, ou sabe de alguém que tenha feito, reserva de hotel na Disney dividido em duas partes? Os ingressos só são incluidos com reservas até 14 dias e a minha tem 16. Já estou pensando em dividir ela, mas será que vou precisar trocar de quarto ou se explicar a situação eles nos mantem nos mesmos?

  3. Olá Mônica, vc me respondeu em outro site e me indicou o seu, que eu ameeiii…. Bom, como te disse, ´pe minha estreia na Disney e o meu maior sonho, por isso as vezes minhas perguntas podem ser óbvias demais, mais eu estou começando do zero. Vc ja ate me respondeu umas cosinhas, mais tenho umas dúvidas.
    Me indique um hotel fora do complexo, mais bem perto e com o preço mais barato? Estou indo com marido, filha de 4 anos e meus pais, e preferia um hotel que tivesse tipo apartamentinhos com dois quartos.
    Quero fazer compras tb, então pretendo econimozar no hotel, mais faço questão de ser um local bom, pq tb não vou pa Disney pra ficar mal acomodada né? Mais quero gastar em outras coisas…. Ahhh tem uns hoteis fora que tb oferecem transporte gratuito para os parques, li isso em algum lugar.
    Vi esse no decolar.com, vc conhece Blue Tree Resort by Many Happy Returns Travel..
    Obrigada e bjssss

    • Oi, Danielle!

      Indicar hotel é complicado porque não sei o valor que você pretende gastar (caro e barato são conceitos muito vagos) e nem o tipo de coisa que quer do hotel. Minha família gosta muito do World Quest, tem apartamentos com mais de um quarto. O Blue Heron também fica bem perto da Disney e acomoda várias pessoas em um apartamento. Mas não tenho idéia de preço, porque isso depende também da época do ano. Recomendo você pesquisar no booking.com, dá pra ver a localização e serviços oferecidos pelo hotel (como o transfer para os parques). O Radisson da International Drive eu sei que tem transfer, e os hotéis da Downtown Disney Resort Area também.
      Esse Blue Tree eu não conheço, mas você pode olhar as fotos do tripadvisor e ver as reviews por escrito no booking, são bem confiáveis.

      Abs,
      Monica

  4. Olá,
    Parabéns pelo blog.
    Poderia me tirar uma dúvida: se eu fechar a hospedagem em um hotel disney por um site externo ao proprio disney (decolar.com, hoteis.com, etc) e comprar os ingressos direto da disney, terei direito às magic extra hours? Ou só tem direito quem compra o pacote (hospedagem+ingresso) diretamente no site da disney?
    Desde já agradeço,
    Rodrigo

    • Oi, Rodrigo!
      Para usufruir das EMH (e de todos os outros benefícios), basta estar hospedado na Disney, independente da procedência da reserva. Você só vai precisar mostrar a chave do hotel pra ir nas atrações.

      Abs, Monica

Deixe um Comentário