Muito além da roupa suja

Disney Dining Plan: manual do usuário

Depois que você já escolheu seus ingressos e decidiu se hospedar dentro da Disney, sua próxima dúvida será se deve adquirir o Disney Dining Plan. Este plano te oferece uma quantia de créditos a serem trocados por refeições dentro da Disney. Isso pode ser uma boa economia na sua viagem, se usado da maneira certa. O Disney Dining Plan (DDP) não é bom pra todo mundo e, em alguns casos, você pode acabar no prejuízo.

Neste post, vou falar um pouco sobre o plano em si, explicar alguns jargões da Disney e o funcionamento como um todo. Para não ficar muito longo o post, vou deixar o “vale a pena?” para os próximos capítulos.

lotus blossom cafe
O Lotus Blossom Cafe, no pavilhão chinês do Epcot é um exemplo de restaurante Quick Service participante do Disney Dining Plan.

Conceitos

Caneca de refil (refillable mug): Essas canecas estão à venda em todos os resorts por aproximadamente 15 dólares. Com elas, você pode pegar refil à vontade de bebidas como refrigerantes, café, limonada e chá gelado, durante sua estadia. Todos os hóspedes podem adquirir a caneca no hotel. Se você comprar o DDP, ela já vem inclusa.

Quick Service: Restaurantes quick service (QS) são aqueles que não tem garçom; você faz o pedido no balcão, paga e leva a comida para a mesa.

Snack: São lanchinhos. Vale sorvete, refri, fruta, muffin, chocolate… geralmente produtos que custem menos de 5 dólares mas, para não haver dúvidas, os menus trazem um símbolo roxinho ao lado das opções que podem ser pedidas como snack.

Table Service: Restaurantes table service (TS) são aqueles que você é encaminhado para uma mesa ao chegar, e o atendimento é feito por um garçom.

Shrimp Scampi, Magic Kingdom
A refeição no Tony’s Town Square Restaurant, do Magic Kingdom, vale um crédito Table Service.
Café da manhã no Boma
No café da manhã do Boma, você se serve do buffet (delícia) à vontade por um crédito TS.

 

Planos disponíveis

São muitos os planos disponíveis, mas eu vou tratar aqui dos dois mais comuns. Até porque, os DDP Deluxe e Premium são bem caros e um pouco fora dos objetivos de viagem da maioria dos brasileiros. Ainda assim, se você tiver alguma dúvida específica sobre um desses planos, pode perguntar nos comentários que eu ajudo numa boa.

Quick Service Dining Plan

Neste plano, cada hóspede recebe 2 créditos de refeição Quick Service (prato principal ou combo, sobremesa e uma bebida não alcoólica) + 1 snack por noite de hospedagem, e uma caneca para refil de bebidas disponíveis no resort (para uso apenas no resort). Em 2013, este plano custa USD 37.58, por noite, para cada adulto (a partir de 9 anos) e USD 14.32, por noite, para cada criança de 3 a 9 anos.

Standard Dining Plan

O plano regular dá ao hóspede 1 crédito de refeição Quick Service + 1 crédito de refeição Table Service (prato principal, sobremesa e bebida não alcoólica OU 1 buffet) + 1 snack por noite de hospedagem, e também a caneca de refil. Para períodos “normais” de 2013, este plano está custando USD 55.59, por noite, para cada adulto (a partir de 9 anos) e USD 17.16, por noite, para cada criança de 3 a 9 anos. Em época de pico, como verão e fim de ano, o preço sobre um pouquinho.

O Starring Rolls Café oferece as melhores opções de snacks do DHS
Red Velvet Cupcake, do Starring Rolls Cafe no Disney’s Hollywood Studios. Snack delicioso!

Observações importantes:

  • Tudo ou nada: para adquirir o DDP, você deve fazê-lo para todas as pessoas da reserva.
  • Crianças devem obrigatoriamente pedir do menu infantil (kids menu)
  • Em restaurantes TS, não deixe de avisar o garçom que você está no DDP assim que ele te entregar o cardápio.
  • A gorjeta não está inclusa no crédito TS. Geralmente, nos EUA, a regra social é deixar entre 15 e 20% para o garçom. Não me façam passar vergonha, hein?
  • Você recebe uma quantidade de créditos por dia, mas o que vale é o total de créditos. Isto é, se você vai ficar 7 noites e adquiriu o Standard DP, você recebe 7 créditos QS + 7 TS + 7 snacks. Estes créditos podem ser usados na ordem que você quiser ao longo de sua estadia.
  • Os créditos expiram no dia do check-out. Por isso é bom planejar direitinho o seu roteiro, para não morrer com os créditos na mão!
Um dos restaurantes signatures do hotel Grand Floridian é o Narcoossee's, especializado em frutos do mar e com sobremesa deliciosa!
Almond Crusted Cheesecake, sobremesa do Narcoossee’s, restaurante Signature do hotel Grand Floridian.

Restaurantes Signature

Alguns restaurantes da Disney oferecem uma comida, digamos, diferenciada. Eles recebem esse selo “Signature”. Na prática, significa que são um pouco mais caros que os outros e que, para usar o DDP lá, você vai precisar pagar dois créditos TS.

Eu não consigo falar de restaurantes Signature e Dining Plan sem adiantar um pouco o assunto do próximo post. É uma cilada, Bino! Não pela comida em si, que geralmente é fantástica, mas pelo mau uso dos seus créditos do DDP. Por mais diferenciados que sejam os preços nesses restaurantes, eles raramente serão o dobro do preço de um prato TS “normal”. Isso só acontece se você pedir o prato mais caro do Signature e o prato mais barato do restaurante de um crédito.

A minha recomendação é que, caso queira conhecer um desses restaurantes, não use o DDP. Fica muito mais econômico pagar do bolso.

 

Vai para Orlando? Pesquise no Booking mais de 490 opções de hospedagem pertinho dos parques!

 

8 Respostas para Disney Dining Plan: manual do usuário

Deixe um Comentário