Muito além da roupa suja

Disney Dining Plan: Vale a pena?

No post anterior falei expliquei um pouco sobre o que é o Disney Dining Plan (DDP) e como ele funciona. Hoje, a idéia é ajudar a decidir se será uma boa idéia adquirí-lo na sua viagem.

O DDP pode ser especialmente útil para as pessoas que costumam dividir a estadia entre um hotel Disney e outro não-Disney. Se for ficar só na Disney, você vai ter que usar os créditos que sobrarem, por exemplo, no dia que você almoçou na Universal, para fazer uma refeição Signature. Essa situação não é ideal, mas é melhor do que perder os créditos depois do check out.

O primeiro passo é definir o motivo da possível aquisição do DDP: economia ou comodidade?

Earl of Sandwich é minhaopção preferida em Downtown Disney.
All American, no Earl of Sandwich. Eu acho que é Deus que fica na cozinha fazendo esses sanduíches, bom demais!

Muita gente adquire o DDP pela comodidade de já viajar com todas as refeições (ou, pelo menos, a maioria deles) já pagas. É um nicho menos preocupado com a quantia total de dinheiro investida na viagem. Neste caso, basta avaliar seu roteiro e entender que você provavelmente fará todas as suas refeições dentro da Disney, seja em um dos parques ou nos hotéis.

Entradas só estão inclusas a partir do Deluxe Dining Plan, mas você pode pedir e pagar à parte.
Pork Egg Rolls, entrada no Yak and Yeti, do Animal Kingdom

Entretanto, para a maioria dos turistas brasileiros o grande atrativo do DDP é a possibilidade de economizar dinheiro nas refeições, sem precisar comer congelados no hotel (a maneira mais econônica de todas).

Já começo avisando que economizar comprando o Dining Plan não é tão simples quanto parece e, se você que aproveitar essa economia ao máximo, precisa avaliar alguns pontos.

Para isso você vai precisar de:

  • Calculadora
  • Lápis
  • Papel

Me senti muito no X-Tudo agora! 🙂

Comece avaliando o seu roteiro e os hábitos da sua família. Costumam comer bastante? Gostam de fazer refeições em restaurantes Table Service (TS)? As crianças curtem o Kids Menu (opções costumam ser limitadas e repetitivas)? Pretendem priorizar parques da Disney?

Se a sua resposta para alguma dessas perguntas foi “não”, é bem provável que o DDP não seja a melhor opção para seu grupo. Então, prossiga com cautela. Por exemplo, uma criança de 10 anos que seja chata para comer será um rombo no orçamento, coitada, porque a Disney considera que ela come como adulto. Lembrem, também, que o mesmo crédito TS pode corresponder a um frango de 15 dólares ou a um buffet de 40. É importante, então, ver o tipo de refeições que vocês estão interessados em fazer, porque, se você tender a escolher sempre o item mais barato no menu (por preferência de paladar mesmo), você não vai conseguir a economia promovida pela Disney com o DDP.

Le Cellier, no pavilhão do Canadá no Epcot, cobra 2 créditos TS do Dining Plan
Le Cellier surtou geral e virou Signature! Melhor pagar do bolso pelo seu filé com risoto de cogumelos…

O segundo passo é pegar o lápis, papel e calculadora e, analisando os menus do restaurantes, fazer um cálculo aproximado de quanto você gastaria por dia nas refeições se pagasse do próprio bolso. A grande teoria aqui é que você não mudaria seus hábitos por ter adquirido o plano. Mas é natural que, quando a gente paga do bolso, prefira comprar um sanduíche de frango ao invés de barbecue ribs. Aliás, essa é uma das leves vantagens do DDP, que eu irei abordar mais para frente.

Vamos pegar como exemplo, um longo dia no Magic Kindgom. Eu quis chegar cedo no parque, então comprei um cinammon roll na Main Street Bakery para o café da manhã (snack – 3.99), almocei no Tony’s Town Square (TS – spaghetti, 17.99; bolo de limão, 5.49 e coca-cola, 2.99), para o jantar comi um combo de cheeseburger (QS – 9.39), refrigerante (2.59) e bolo (3.79) no Peco’s Bill. Gente, JURO que escolhi os restaurantes randômicamente! O valor total do dia, incluindo taxas, deu USD 49.23. Ou seja, menos do que o valor diário do DDP para adultos. Substituindo o almoço por um QS no Casey’s Corner (Hot Dog Meal – 7.59, brownie -2.39 e refrigerante – 2.59), o total é de USD 34.43, mais barato que o Quick Service DP.

Eu deveria ter procurado opções mais caras, hehe. Mas é uma coisa meio chata você ficar se obrigando a comer algo que talvez não esteja com vontade só para fazer fazer o máximo do dinheiro gasto no DDP, né? A idéia é de que a refeição nas férias seja um prazer, não uma obrigação. O crédito TS só compensa mesmo se você for em refeições com personagens ou buffets. Mas é pouco provável que faça isso todos os dias, então, para a minha pessoa, sempre acabou compensando pagar do bolso.

O funnel cake do Magic Kingdom (Sleepy Hollow) é bem legal, mas o do Studios vem com sorvete também!!
Funnel Cake com chantilly e calda de morango. A opção só com açucar pode ser comprada como snack!

Dining Plan Free: uma injeção na testa?

Em algumas épocas do ano, a Disney oferece uma promoção em que, comprando o hotel e os ingressos, você ganha o DDP totalmente de graça!

Se você conseguir o plano realmente de graça, a economia é certa. Porque além de não ter que se preocupar com as minúcias como créditos perdidos, valor de refeições e uso de dois créditos em restaurantes Signature, a tendência é que você experimente outros restaurantes que, normalmente, não iria!

A pegadinha aqui (sempre tem) é que nem sempre esse plano sai de graça. Acontece que, paralelamente, costuma haver uma promoção de grandes descontos nos hotéis, para reservar o quarto apenas. Se você estiver pensando em ficar em um hotel Moderate ou Deluxe, o desconto dessa promoção (coisa de 40%) acaba valendo mais a pena do que pegar o DDP “free” e pagar o preço cheio do hotel.

Caso você fique em um hotel Value, acaba compensando pegar a promoção do DDP, porque o desconto “Room only” não é tão grande nessa categoria. Aí, você ganha o Quick Service DP, mas dá pra fazer o upgrade para o Stardard sem problemas (pagando a pequena diferença) e ser muito feliz e comilão!

 

Vai para Orlando? Pesquise no Booking mais de 490 opções de hospedagem pertinho dos parques!

 

20 Respostas para Disney Dining Plan: Vale a pena?

    • Vale a pena sempre fazer a conta, Ju! Se o desconto do hotel sozinho estiver em torno de 30%, é bem provavel q seja melhor ficar com ele! Adoooro ficar em Moderate!
      Bjs

      • Eu fiquei em um pela primeira vez em 2011 e fiquei bem mal acostumada, agora não quero outra vida em Orlando. E o pior é que como foi a 1ª viagem pra lá ca minha mãe e da madrinha, elas já chegarem no Brasil dizendo que só voltam se for pra ficar em um igual. Não posso mais deixar o padrão cair rs

  1. Adorei!! Disse tudo que eu pensei e fiz contas quando fui decidir comprar ou não o DDP, só compensava pra nós no caso do Free, mas não dei essa sorte…além disso adoro vários restaurantes fora dos parques Disney e como fazer? Entendo que se bem programado vale a pena pegar o DDP caso contrário não. Ótimo post parabéns!

    • Lá em casa tbm só vale a pena se for free! Acho que pra maioria dos brasileiros, pq sempre iremos acabar comendo em outro parque ou coisa assim. Eu não ia gostar de passar as ferias fazendo contas e me obrigando a comer um monte só pro plano sair economico.
      Bjs

  2. Olá. Muito esclarecedor esse post. Só fiquei com uma dúvida. Se o plano for o Quick é possível descontar mais de um crédito em uma refeição e utilizar um serviço table?
    Obrigada. Fernanda

    • Oi, Fernanda!
      O que você falou faz sentido, mas o sistema não funciona assim.
      O que pode ser feito é o inverso, usar um crédito de Table num restaurante Quick.

      Abs

  3. Para conseguir o Dpp free tenho que esperar a Disney lançar a promoção para fazer reservas no hotel ou se eu já tiver reservas para o período eles me incluem?

    • Oi, Débora!
      Se houver promoção na época da sua reserva, vc pode pegar. Mas não é automático, tem q falar com sua agência ou com a Disney pra incluir a reserva na promoção.

  4. Olá, super parabéns pelo post.
    Viajaremos em Agosto (20) e ficaremos 14 dias.
    Quando seria a melhor época para “esperar e ver se pego a promoção”?
    Grata, Flávia

      • Olá, super obrigada pelo rápido retorno.
        Tem uma promoção de hotel + 2 ingressos + memory maker. Vc acha vantagem?
        Você recomenda comprar diretamente pelo site da Disney?
        Boa semana! Flávia

        • Oi, Flávia!
          Pra saber se vale a pena, você tem que ver se corresponde aos seus planos e expectativas. Só vc pode fazer essa conta.
          Os ingressos eu costumo comprar lá em Orlando mesmo, ou na Disney ou no hotel. Mas dependendo de como estiver seu planejamento financeiro, talvez vc queira comprar antes pra deixar pago, não sei.

          bjs

  5. Olá, tudo bem? Preciso muito de uma ajudinha sua! Comprei o DPP. Fiz reserva em vários restaurantes marcando a opção Dining Plan. Se não filtro com o Dining, aparecem muito mais opções. É isso mesmo? Quem tem o Dining Plan tem menos opções de restaurantes e reservas do que quem não tem?
    Outra coisa: ao visualizar minhas reservas no My Disney Experience, estão todas com a informação “Select Disney Dining Plan Not Accepted”, mesmo eu tendo feito a opção na hora da reserva dos restaurantes! E agora? O q faço?
    Agradeço demais se puder me ajudar!

Deixe um Comentário