Muito além da roupa suja

Roteiro San Francisco: primeira viagem

San Francisco é uma cidade que eu amei demais e não vejo a hora de voltar! É uma cidade grande mas que, ao mesmo tempo, tem uma atmosfera muito acolhedora, tranquila. A cidade é toda colorida (em todos os sentidos) e as pessoas são um pouco mais desencanadas do que, por exemplo, em NY. Se importam menos com a opinião dos outros e não ficam se preocupando em ser diferentes, simplesmente são.Acho que espontânea é a palavra que eu procuro.

San Francisco é espontânea.

Roteiro San Francisco: primeira viagem

Tendo dito isso, vamos ao objetivo do post. Montei para vocês um roteirinho para 4 dias inteiros em San Francisco, novamente focado em quem vai pela primeira vez. Este não é o roteiro que eu fiz pra minha viagem porque, como tinha o feriado no meio, eu já saí daqui sabendo que várias atrações não iam rolar.

Ao invés de numerar os dias, eu preferi usar letras dessa vez. Assim, fica mais claro que vocês podem montar a ordem da maneira que quiserem. Outra coisa é que as programações estão com bastante gordura, então é bem provável que sobre bastante tempo no final do dia. Lógico que isso depende do seu estilo de viagem, preferências e tempo que gastar em cada atração. Se quiser programação intensa e apartada, dá pra fazer tudo em uns 3 dias.

As programações estão bem ecléticas, então acho que vai facilitar para vocês usarem como base para montar o próprio roteiro.

Dia A

  • Pier 39 (lojinhas, Boudin Bakery, leões marinhos e, quem sabe, um passeio de barco?)
  • Fisherman’s Wharf (com Musée Mecanique)
  • Ghirardelli Square
  • Lombard Street (a parte sinuosa fica entre as ruas Hyde e Leavenworth)
  • Bondinho até Union Square

pier 39 san francisco

Posts sobre Pier 39 aqui e, sobre compras na Union Square aqui.
Sobre o bondinho, eu não recomendo muito pegar essas linhas históricas que vão do pier até o centro. Geralmente, a fila é bem grande. Uma outra opção de transporte entre esses mesmos pontos é o bonde da linha F, que vai pela orla.
Se você adquiriu um passe Muni, não precisa comprar o passe para o bonde histórico. A demanda dele é diferenciada, mas ele também faz parte do sistema.

Dia B

  • Chinatown
  • Financial District (só porque está no meio do caminho)
  • Ferrybuilding Market Place
  • Exploratorium
  • Alcatraz (os barcos para o tour noturno começam a sair a partir de umas 16h30)

san francisco, ferry building market place

O Exploratorium eu não consegui visitar (ainda), mas parece bem legal para a turma cientista e também para quem tem criança. Me pareceu uma versão bem pimpada da Estação Ciência, educativa lúdica. Antes ele ficava na Marina, junto ao Palace of Fine Arts, mas foi transferido para Pier 15 em abril de 2013.

Dia C

  • Golden Gate Park
  •  Haight-Ashbury
  • Hayes Valley
  • Alamo Square

Esquina Ashbury-Haights

Esse foi, mais ou menos, o roteiro do meu primeiro dia em San Francisco. Foi legal passear pelos bairros pra sentir bem o clima da cidade. Sobre o Golden Gate Park: vá com um plano de ação. Ele não é estilo Central Park, que você pode passear sem rumo de boa. Eu achei ele bem parecido com a Cidade Universitária aqui de SP, um florestão, um museu de vez em quando, um louco ocasional e, bem, o mesmo cheiro de “natureza”. Melhor ir já sabendo o que você quer ver, seja o De Young Museum (artes), a Academy of Sciences (tipo um museu de história natural), Jardim Japonês. Não é que o lugar é ruim, mas eu realmente não soube fazer.

Haight-Ashbury é o bairro hippie da cidade. Sim, ainda tem isso por aqui! Tem uma loja de discos muito grande chamada Amoeba (quando fui ainda estava fechada) e umas lojas de roupas esquisitas. É um passeio divertido! Hayes Valley é mais reacionário, hehe. É um bairro classe média alta, com vários restaurantes charmosos e lojinhas diferentes. Foi meu bairro preferido lá.

Dia D

Sim, pensei em mil piadas sobre invasão da Normandia. Mas, agora que já falamos do elefante branco do post, vamos seguir com a programação…
  • Presidio (não confunda com Alcatraz)
  • Walt Disney Family Museum
  • Golden Gate Bridge
san francisco golden gate bridge
Fiquei no barco, porque meu preparo físico não é legal…

A região do Presidio é um parque muito bonito, possivelmente vale um passeio de bicicleta. Para atravessar a ponte de bike, eu só recomendo se você tiver um preparo físico bem legal, porque tem uma subida meio punk nesse trajeto. Nessa área você pode bater seu retrato em frente do cafoníssimo Palace of Fine Arts. Não seja esnobe como eu,que nem passei por lá, aproveite e faça também uma pose bem cafona. O Walt Disney Family Museum fica por lá também e é um passeio legal pra quem tem interesse na vida e obra do cara. Acho que mesmo que você não ame o Mickey (nem o Donald) é uma visita interessante, porque não dá pra negar que o ele era um empreendedor bem visionário!

Outras sugestões: passeio de balsa até Salsalito, passar a tarde por lá. Também, você pode querer conhecer o Castro, o bairro que iniciou o movimento GLBT nos EUA.

Nossa… ficou maior post do recalque, hehe. Tantas atrações que eu queria ter ido e não fui porque estavam fechadas! Mas garanto que esse roteiro está mais que viável, você vai conseguir encaixar um monte de outras programações na viagem.

Mais sobre como montar um roteiro aqui. Todos os posts de San Francisco, aqui.

 

Vai para San Francisco? Pesquise no Booking mais de 1000 opções de hospedagem na cidade e arredores!

 

12 Respostas para Roteiro San Francisco: primeira viagem

  1. Parebéns pelo post. Muito útil e bem explicado. Também fiz uma viagem pela Califórnia de carro entre san francisco e san diego. Se tiver um tempinho, visita lá o meu blog e dá uma conferida. Gde abraço, Felipe

  2. Boa tarde! Estou indo pra SF dia 1 de novembro. E tenho um dúvida, vou pegar um voo para NY às 7 da manhã e pelo que vi o Bart começa a funcionar às 4 da manhã, mas verifiquei e notei q a primeira rota para o SF international chega lá quase as 6 da manha. Estou preocupado do horario ficar mto apertado. Poderia me indicar um modo melhor para chegar no aeroporto lá pelas 5:30?
    Muito obrigado e parabéns pelo blog!

  3. Terei seu post como um modelo para minha visita à San Francisco! Gostaria de saber se você indica algum hostel para se hospedar por lá. Obrigada!

    • Oi, Fúlvia!
      Eu não tenho indicação forte de hostel, porque fiquei em hotel mesmo. Mas antes do meu pai resolver ir comigoo, cheguei a cogitar fortemente o USA Hostel, que fica na Post St. Também lembro que, nas minhas pesquisas, tinha muita gente falando do Adelaide Hostel.
      Espero que curta muito a cidade!

      Abs,
      Monica

  4. Bom dia!!!!
    Primeiramente, parabens pela página, estou adorando as dicas.
    Eu e minha esposa vamos pra California no dia 02/12/14, vamos alugar um carro e ir Até Vegas.
    O que acha desse nosso roteiro? Elaborei em cima de alguns relatos e blogs que li.
    Obrigado pela ajuda, abraços.

    1-Rio de Janeiro x São Francisco
    2-São Francisco
    3-São Francisco
    4-São Francisco
    5-São Francisco
    6-São Francisco
    7-São Francisco x Monterey (hwy1)
    8-Monterey x San Luis Obispo (hwy1)
    9-San Luis Obispo x Santa Monica (hwy1)
    10-Santa Monica x San Diego
    11-San Diego
    12-San Diego
    13-San Diego
    14-San Diego
    15-San Diego x Los Angeles
    16-Los Angeles
    17-Los Angeles
    18-Los Angeles
    19-Los Angeles x Las Vegas
    20-Las Vegas
    21-Las Vegas
    22-Las Vegas
    23-Las Vegas
    24-Las Vegas
    25-Las Vegas x Rio de Janeiro

    • Oi, Paulo!

      É difícil avaliar roteiro, pois tudo depende do q vc quer fazer em cada cidade. Mas, olhando assim, me pareceu um roteiro inteligente, pois não tem correria.
      Outra coisa importante q vc fez foi comprar a passagem multi-cidade. Chegar por SF e sair por Vegas é o mais inteligente a fazer e te poupa muito perrengue e tempo perdido. 🙂
      Boa viagem!

Deixe um Comentário