Muito além da roupa suja

Dublin: Trinity College e Book of Kells

A Trinity College foi o ponto de partida de nossa turistança oficial por Dublin. Tudo bem que não é a minha USP, mas dá pro gasto, rs.

IMG_6332

Falando sério, acho que é um dos passeios mais importantes de Dublin, até pela representação história que tem, é a mais antiga da Irlanda. Ela foi fundada no final do século XVI pela rainha Elizabeth (a Cate Blanchett, não a velhinha de chapéu), ou seja, é do tempo que a Irlanda ainda estava contentona fazendo parte do Reino Unido.

O ponto alto da visita e, por que não dizer, o principal motivo é a biblioteca. A Trinity College Library foi o negócio mais fantástico que eu vi nesses dias em Dublin (tooooodos os… três). Primeiro tem uma exposição sobre o Livro de Kells e, no final, você entra na biblioteca-mais-legal–de-todas-até-que-a-de-Hogwarts. Ah, não posso deixar de comentar que a lojinha de souvenirs também fez sucesso com minhas companheiras de viagem.

Fila para entrar na biblioteca
Fila para entrar na biblioteca

A entrada na biblioteca custa 8 euros, e inclui a exposição e o corredor. Só dá pra comprar de conjuntinho.

Como eu nunca tinha ouvido falar no (aparentemente) famosíssimo Livro de Kells até começar a planejar minha viagem para Dublin, acho interessante dar uma prévia pra vocês. Até porque, não pode tirar fotos na exposição então esse meu texto é o que temos pra hoje.

O Livro de Kells é um livro (!) da Idade Média que contém os Evangelhos da Bíblia. Mas, mais do que isso, é da época dos monges copistas, gente! E os caras eram verdadeiros artistas. Não só a caligrafia é toda rebuscada, mas são várias figuras super detalhadas, cada elemento com seu significado. Um trabalho muito bonito mesmo.

Fora que os caras SABEM fazer atração turística, né? Então, não é uma simples exibição de um livro antigo na vitrine. A maior parte do tempo, inclusive, é numa ante-sala que mostra outras obras da mesma época, mostra como eram feitos esses livros artesanais, desde os pigmentos e penas utilizadas até o processo de encadernação. Eu, que sou super nerdona, adorei!

IMG_6355

Depois de ver o super Livro de Kells, você segue pra biblioteca. Lá pode tirar fotos, graças a Deus, porque ia ser muito triste ter que contar só com a memória pra lembrar e só com minhas palavras pra descrever.

IMG_6363

 

Moral da história: Trinity College vale o passeio, principalmente pra quem quiser visitar a biblioteca. Chegue cedo, porque forma fila; mas depois de entrar, você dificilmente vai ficar mais de duas horas lá dentro (acho que não cheguei a tanto, e olhe que li todas as plaquinhas!). Bom pra ir de manhã e fazer uma horinha antes de começar a tomar umas pints em Temple Bar ou fazer comprinhas na Grafton Street. A Trinity College fica bem no meio dessas duas áreas.

 

Vai para Dublin? Pesquise no Booking mais de 200 opções de hospedagem na cidade!

 

2 Respostas para Dublin: Trinity College e Book of Kells

Deixe um Comentário